Você realmente se conhece?


Muitos são os segredos do sucesso, a começar por nós mesmos. Se notarmos quão interessante se torna o mundo quando começamos a observar as nossas atitudes.

A começar, o primeiro ponto a avaliar é se você sempre executa tudo o que estava planejado ou vive adiando ou terceirizando seus objetivos?

Quando houver uma demanda não é interessante adiá-la, o ideal é resolver ou direcionar alguém para que resolva. Terceirizar a responsabilidade só é necessário se você realmente não for a melhor pessoa para resolvê-la. 

Deve sempre ser considerada a seguinte pergunta: "Será que realmente não consigo fazer ou estou procrastinando, direcionando um problema que seria de minha atribuição?"

Escute a sua voz interior, observe se você não está se burlando. Pois aí poderá morar o perigo, pior do que passar a tarefa para outra pessoa é enganar a si próprio.

Deixar de realizar coisas que em algum momento possa te fazer arrepender é muito pior do que uma receber uma crítica ruim.

Crítica é nosso segundo ponto, lidar com ela é importante. Sempre ouça todas e não se defenda, críticas sempre são construtivas, desde que você analise o que realmente faz sentido, limpando o joio do trigo.

Walt Disney foi demitido da Kansas City Star Newspaper porque não tinha imaginação,

e nem boas ideias. Posteriormente sua primeira empresa faliu, a “Laugh-O-Grams”.

Lembre-se, nem toda crítica é relevante, assim como nem todo conselho. Você realmente pode não estar em um bom momento mas da mesma forma diversas circunstâncias levam as pessoas a falarem o que querem, e normalmente estão envolvidas com os momentos e propósitos delas.

Meça o que realmente lhe trouxer ganho, sendo coisa boa ou ruim.

O terceiro ponto é que todo problema adiado tende a voltar para você. Eu mesmo por vezes deixei de resolver algumas questões, adiando-as; meses ou anos depois o problema retornava ainda mais complicado.

Fingir que não vê ou deixar para depois pode atrasar seus planejamentos.

O quarto ponto tem a ver com a caminhada, para todos, sem exceção, é necessário a fase preliminar ao sucesso, o preparo.

As conquistas vêm com o tempo, antes disso é a fase de maturação. Por vezes pode ser que tenhamos muita ansiedade, afinal, quem não quer acelerar as conquistas?

Albert Einstein foi tão lento para aprender a falar, teve problemas, na escola pelas suas notas ruins em algumas matérias como as de humanas, e fora criticado por professores, um chegou a dizer a seguinte frase:

“Você não vai dar em nada na vida”.

Tudo tem o seu tempo, alguns com um processo mais rápidos, outros mais lentos.

A conquista vem para os que lutam, ninguém tem somente dias maravilhosos, por vezes os dias ruins perduram por mias tempo do que fora previsto, mas raramente não haverá qualquer tipo de dor para ter ganho.

O quinto ponto, é importante chegar ao final do que foi planejado, desde que tenha cuidado do meio do caminho. De nada adianta pular etapas e ter de voltar depois para refazê-las.

Planejamento é o sexto ponto, determine seu propósito, estabeleça suas metas, estipule prazos, mas não exagere. Todos os pontos da sua vida são importantes. Execute cada etapa comemorando suas conquistas, uma a uma. E retroalimente o seu fluxo com novas missões.

Por último, o sétimo ponto, tenha muitos problemas e olhe-os como dádivas, problemas são sempre oportunidades. Seja ela de solucionar, de conhecer, de vivenciar, de aprender...

A vida é feita de escolhas e experiências, quanto mais você lidar com o impossível, menos difícil ele lhe parecerá. 

Se errar, continue, se errar novamente, continue, quem nunca errou? Mas não desista.

E nunca justifique seus erros nos outros!

Comemore em conjunto e quando houver erro, assuma, conserte e aprenda. Pois além de não se permitir analisar o que pode ser melhorado, também não torna saudável o seu ecossistema.

E lembre-se: "Faça sempre o bem não importando a quem!"


Vamos trocar informações?

Deixe seu e-mail, dúvida ou comentário e siga as minhas redes sociais para acompanhar mais conteúdos!

Forte abraço!

Felipe J. R. Ferreira


Redes sociais:

Facebook

Linkedin

Medium

Amazon

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.