Como você organiza os seus dados?


O que será melhor: planilhas ou um banco de dados para os seus controles? 

Você já pensou que todos nós precisamos de formas de organizar nossos bens, processos e recursos?

Imagine a organização de nossos livros físicos, organizar todos eles por autores, gêneros, número de páginas e mais uma infinidade de opções.

Em tempos de quarentena, até organizar os alimentos com seus prazos de validade se tornou algo importante.

E as contas, diversas, todos os meses. Nosso planejamento orçamentário, nosso fluxo de caixa.

Agora avance seu pensamento, imagine uma empresa por exemplo, como ela faria para incluir todos os seus controles, utilizando uma planilha, como a LibreCalc ou Excel?

Pode até ser uma solução, desde que não se torne um emaranhado de controles com macros e mais macros, diversas planilhas interligadas, onde os dados podem levar horas para serem analisados e extraídos.

Mas o que essas pessoas e empresas têm em comum?

Todas elas podem ter os seus próprios bancos de dados!

E o que um banco de dados faz? Qual o seu papel?

Banco de dados são agrupamentos de informações, em tabelas virtuais, para que consigamos consultar de forma fácil essas informações.

O interessante é que esses dados podem ser agrupados e unidos, buscando informações de diversas tabelas diferentes.

Outro fator é a segurança e integridade dos dados, um acesso ao banco de dados tem uma série de restrições do usuário, cada um sendo responsável por partes de acesso a uma tabela de dados, na planilha o máximo que conseguimos é estabelecer uma senha ou criar uma série de regras via programação.

O desempenho também não é dos melhores, uma planilha com 10.000 linhas de dados já se torna algo impossível de trabalhar, um banco de dados comporta facilmente mais de 1.000.000 de dados.

Ao consultar uma planilha você necessariamente terá de carregar todas as colunas, mesmo as ocultas na memória do dispositivo. No banco de dados você traz exatamente o que você precisa e em uma velocidade impressionante.

A extração de relatórios também poderá ser extremamente dinâmica, buscando informações de diversos locais, integrando diversas tabelas diferentes. Buscar dados de várias planilhas, por exemplo, é extremamente complicado e, mesmo que possível, torna o processo muito moroso, por melhor que sejam as ferramentas e o processamento do dispositivo utilizado.

A utilização de uma planilha por vários usuários também é um trabalho complexo, no banco de dados é algo extremamente comum.

Bom, em resumo, o banco de dados tem uma série de funcionalidades, integridade, otimização e operabilidade bem mais robusta do que uma planilha.

E porque não se aventurar no estudo de um banco de dados?

A principal vantagem desse conhecimento é que, além de aprender sobre toda a estrutura de um banco de dados, todos os sistemas os utilizam para armazenar suas informações, como, por exemplo, os cadastros e registros das rotinas executadas.

As operações com banco de dados podem ser realizadas gratuitamente, as bases de dados estão disponíveis na internet para download, através dos próprios sites dos fabricantes. E hoje existem diversas possibilidades, como: PostgreSQL, MySQL, MariaDB, SQLite e outros, mas sugiro utilizar as duas maiores empresas do mercado: Oracle e SQL Server.

Basta instalar a que achar mais adequada e começar os trabalhos!

Seguem links para download das duas maiores atualmente no mercado:


https://www.oracle.com/br/downloads/

https://www.oracle.com/database/technologies/xe-downloads.html



https://www.microsoft.com/pt-br/sql-server/sql-server-downloads#

https://www.microsoft.com/en-us/evalcenter/evaluate-sql-server-2019


Boa sorte em sua navegação com banco de dados!


Vamos trocar informações?

Siga minhas redes sociais para acompanhar as novidades. Deixe também sua mensagem e comentários.

Forte abraço!

Felipe J. R. Ferreira


Redes sociais:

Facebook

Linkedin

Medium

Amazon

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.